Description
SISTEMA PARA OFICINA MECÂNICA – RESPONSIVO
1) Clientes
– É a primeira coisa a fazer toda vez que alguém ir a oficina para
pedir um orçamento ou deixar o veículo para análise/orçamento.
– Tem de cadastrar o cliente primeiro.
– Apenas o CPF/CNPJ e o NOME/RAZÃO SOCIAL são campos
obrigatórios. Os demais são opcionais.
– Todo cliente que você cadastrar nessa funcionalidade ficarão
disponíveis na funcionalidade ‘Ordem de Serviços’.
– É comum, pela facilidade de encontrar e de digitar, que o código
do cliente seja um número. No caso o CNPJ ou CPF.
– Digite o CEP e o sistema buscará os dados do endereço
automaticamente do site dos correios.
2) Ordem de Serviços
– É a segunda coisa a fazer toda vez que alguém ir a oficina para
pedir um orçamento ou deixar o veículo para análise/orçamento.
– Você pode alterar o tipo da OS:
i) Orçamento – apenas para preencher e entregar ao cliente avaliar.
Caso ele queira fazer o conserto, basta alterar o tipo para
‘pendente’.
ii) Pendente – Cliente quer o serviço e a oficina aguarda chegar a
vez de atender a OS dele conforme disponibilidade da oficina:
a) esta esperando chegar as peças
b) está avaliando melhor o que deve ser feito
c) etc…
iii) Em andamento – O serviço está em execução
iv) Concluído – O serviço foi efeito e aguarda o cliente vir
buscar o carro e , claro, efetuar o pagamento.
v) Entregue – O cliente pagou e o carro foi entregue ao cliente.
Recomenda-se imprimir a OS em duas vias e pedir para o cliente assinar
uma delas a qual ficará com vocês da oficina.
– No cadastro da OS você informa dos dados do carro e quais as
peças e serviços que usarão para fazer o conserto que o sistema
calcula automaticamente.
– No cadastro da OS você pode alterar a quantidade e o preço que o
sistema calculou automaticamente.
3) Contas a Pagar/Receber
– É para você consultar quais as contas a pagar e receber a
oficina tem.
– Você pode ver valor, data de vencimento, data de pagamento, se
está em dia, em atraso, de quem que é (pedido ou os).
– Você pode incluir/excluir/alterar contas a pagar.
– Você pode incluir/incluir/alterar contas a receber.
– Quando você cria um pedido, automaticamente, é gerada a
respectiva conta a pagar desse pedido. Se você parcelou, o sistema
também calcula o valor e data de todas as parcelas considerando
sempre o intervalo de 30 em 30 dias.
– Quando você cria uma OS, automaticamente, é gerada a respectiva
conta a receber dessa OS. Se o cliente parcelou, o sistema também
calcula o valor e data de todas as parcelas considerando sempre o
intervalo de 30 em 30 dias.
4) Fluxo de Caixa
– Você pode ver um resumo de contas a pagar/receber em cada mês do
ano corrente.
– Você pode ver quantos carros estão na oficina em conserto,
esperando o cliente buscar e o que foi entregue.
– Você pode ver o que tem para receber por forma de pagamento:
débito, crédito, dinheiro ou cheque.
5) Agenda
– Você pode consultar as OS pendentes por ordem de cadastro. Ou
seja, a ideia é que o cliente que chegar primeiro será o primeiro a
ser atendido.
6) Histórico
– Você pode consultar o que cada usuário fez, o dia e a hora no
sistema. É mais para tirar duvida/fazer uma auditoria.
7) Fornecedores
– Você precisa cadastrar os fornecedores com os quais você vai
trabalhar/fazer compras.
– Apenas o CPF/CNPJ e o NOME/RAZÃO SOCIAL são campos
obrigatórios. Os demais são opcionais.
– Todo fornecedor que você cadastrar nessa funcionalidade ficarão
disponíveis na funcionalidade ‘Pedidos’.
– É comum, pela facilidade de encontrar e de digitar, que o código
do fornecedor seja um número. No caso o CNPJ ou CPF.
– Digite o CEP e o sistema buscará os dados do endereço
automaticamente do site dos correios.
8) Pedidos
– Você pode incluir, excluir, alterar ou consultar um pedido de
compra de peças ou produtos de seus fornecedores.
– Cada pedido incluído é gerada a respectiva conta a pagar.
1) Usuários
– Você pode incluir, excluir, ativar, desativar, consultar os
usuários que acessarão o sistema.
– O usuário pode ser um “administrador” que pode ver e fazer
tudo.
– Quando você cria um usuário o sistema atribui como primeira
senha as três primeiras letras do nome. Depois o usuário acessa e
altera.
2) Parâmetros
– Você pode incluir os dados cadastrais (cnpj, nome, endereço,
etc) da oficina para evitar de ter de digitar a cada OS.
3) Peças
– O sistema entende que a oficina vai prestar serviços e instalar
peças. Por isso ele requer que sejam cadastradas previamente todas (
ou a maioria) das peças que são geralmente utilizadas na oficina de
modo a evitar que a cada conserto você cadastre novamente a mesma
peça. Ex:
1 – Amortecedor
2 – Virabrequim
3 – Filtro de ar
4 – Maçaneta
etc…
– É comum utilizar um código numérico para designar a peça e
facilitar a consulta e dar agilidade na digitação da OS. Mas pode
ser uma palavra, sem problemas! Ex:
Amortecedor – Amortecedor dianteiro
Filtro – Filtro de Ar
etc…
– Você deve – para facilitar o cálculo automático na OS e no
PEDIDO – incluir aqui o preço da peça.
– Você pode – para uso futuro de controle de estoque – incluir
a quantidade existente da peça nos estoques da oficina.
4) Serviços
– O sistema entende que a oficina vai prestar serviços e instalar
peças. Por isso ele requer que sejam cadastradas previamente todos (
ou a maioria) os serviços que são geralmente prestados na oficina de
modo a evitar que a cada conserto você cadastre novamente o mesmo
serviço. Ex:
1 – Mão de obra
2 – Mão de obra para alinhamento
3 – Mão de obra para troca de amortecedor
4 – Mão de obra para troca do óleo do motor
etc…
– É comum utilizar um código numérico para designar o serviço e
facilitar a consulta e dar agilidade na digitação da OS. Mas pode
ser uma palavra, sem problemas! Ex:
Mão de Obra – Mão de Obra
Alinhamento – Mão de obra para serviço de alinhamento
etc…
– Você deve – para facilitar o cálculo automático na OS –
incluir aqui o preço do serviço.
– Você pode – para uso futuro de controle de estoque – incluir
a quantidade existente da peça nos estoques da oficina.
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NÃO INCLUI SUPORTE DE UTILIZAÇÃO, MODIFICAÇÕES OU ALTERAÇÕES,
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http://mecanica.scriptphp.ru/
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